quinta-feira, 20 de maio de 2010

Atenas

Atenas

Atenas, a capital da Grécia, é uma cidade com mais de 6.000 anos de história conhecida. Actualmente, é uma cidade cosmopolita e muito activa que mistura diferentes culturas. A capital, por si mesma, já é um grande motivo para visitar a Grécia (poderão conhecer lugares tão interessantes como o Partenon ou a Acrópole) mas, se houver tempo, tentem visitar as surpreendentes ilhas que formam o país. Outro aspecto interessante é o facto de os atenienses passarem o seu tempo ao ar livre, quer seja dia ou noite, sendo que à noite as ruas se enchem de jovens e não só, frequentadores de inúmeros bares e restaurantes que se podem encontrar na cidade.

Acrópole

A Acrópole de Atenas, o chamado "rochedo sagrado", é o mais importante sítio arqueológico da Grécia e está situado no topo de uma colina, no centro da moderna cidade de Atenas. A Acrópole de Atenas possui três templos de mármore, o Parténon, o Erecteu e o Templo de Niki. Também possui um pórtico monumental chamado Propileu. Todos os monumentos na Acrópole de Atenas foram construídos durante a época áurea de Péricles, conhecida como o Período Clássico (450-330 a C).
O Partenon consagrava culto à Deusa Atena, protectora da Cidade-Estado de Atenas. Mesmo em frente do Partenon, encontra-se o Erecteu. É o templo cujas seis colunas estão esculpidas em forma de jovens raparigas, conhecidas por Cariátides.
Quase todos os monumentos da Acrópole de Atenas sobreviveram cerca de 20 séculos, 2000 anos. Sobreviveram a incêndios, sismos, invasões, guerras e conquistas.



Bairro Plaka

Nas suas ruelas estreitas há sempre muita gente, sobretudo turistas. Talvez porque haja muitas lojas de souvenirs, sempre abertas, independentemente do dia da semana que seja. Ou então porque por aqui há muitas tabernas, alternadas com pizzarias e restaurantes de “fast-food”.A rua Adrianon é a espinha dorsal deste bairro, transição da Atenas moderna para as zonas de inspiração oriental, muito confusas e desordenadas, de Monastiraki e Thissio. É uma espécie de placa giratória entre o mundo ocidental e a tradição mediterrânica oriental. É imprescindível passar por este bairro para captar a essência dos modernos gregos.
Monastiraki

Monastiraki é a principal entrada para Plaka. Trata-se de uma praça peatonal ligada à Rua Ermou, uma artéria também peatonal que é também a maior rua comercial de Atenas e que nasce na praça de Syntagma, em frente ao Parlamento.
Os arredores de Monastiraki são a zona mais concorrida pelos turistas. Dezenas de lojas de souvenirs, roupa ou arte, com os donos sentados em cadeiras, em plena rua, tomando o seu café ‘frappé’ ou fumando um cigarro.
Na rua Ifestou e seus arredores (que chegam até Thisio) instala-se aos domingos um mercado no qual se pode comprar practicamente de tudo. Por sua vez, a Platia Mitropoleos é o local perfeito para comer “fast-food” ao estilo grego: pita gyros, souvlaki, kebap e outras especialidades, acompanhadas por uma cerveja Mythos e, claro, com o correspondente ‘frappé’ de sobremesa. Monastiraki é um dos pontos de encontro favoritos não só dos habitantes da cidade, como das pessoas de fora.



Ágora

A ágora possuía um papel importante na configuração da democracia ateniense e na política da cidade pois era o local onde os cidadãos se manifestavam publicamente, no seu quotidiano. A ágora de Atenas era uma enorme praça que contrastava com as habitações típicas da Atenas clássica. A oeste era limitada por uma sequência de edifícios públicos, cada um representando um papel diferente na vida política da cidade. A este, estava limitada por mercados e feiras livres.

Sem comentários: