domingo, 23 de maio de 2010

Veneza

Veneza

Praça de S.Marcos


É com toda a certeza das praças mais bonitas de toda a Europa, por todas as características que reúne , desde os excelentes cafés, música clássica ao vivo, uma basílica com muita história e que se aconselha a visitar , lojas com produtos regionais e por último tem a grande vantagem de se encontrar colada ao porto de Veneza o que permite uma tarde bem passada com uma grande paisagem sobre o Mar Báltico. Esta praça é o centro turístico de Veneza, e é a partir de aqui que se desenvolve todo o sector turístico. Como era de esperar esta cidade é muito cara pois antes de tudo estamos em Itália, logo a ideia de andar de gôndola( uma das principais atracções) pode não ser boa devido aos preços tão elevados. Em contrapartida a deliciosa comida típica como a pizza e as massas não são muito caras. As melhores lojas gastronómicas encontram-se sem dúvida nesta praça.


Grande Canal


O Grande Canal forma a maior via aquática de tráfego da cidade. O transporte público pode ser feito por táxis aquáticos, chamados vaporetto. Cortando a maior parte da cidade, tem o seu "início" na lagoa perto da estação de comboios, fazendo uma curva em formato de grande "S" pelos distritos centrais, os sestieri, e termina junto à Basílica de Santa Maria della Salute, próximo à Praça de S. Marcos. Tem uma profundidade média de cinco metros.A razão de haver tanto trânsito no canal deve-se ao facto de apenas existirem ali três pontes: Ponte dei Scalzi, a Ponte dell´Accademia e a mais famosa de todas, a Ponte Rialto. Uma quarta ponte, projectada por Santiago Calatrava está a ser construída. Ligará a estação de comboios à Praça de Roma. As pessoas podem realizar um passeio pelo canal, quer através de balsas cobertas, ou por gôndolas, chamadas traghetto.




Ponte Rialto

A Ponte de Rialto é a ponte em arco mais antiga e mais famosa sobre o Grande Canal, na cidade italiana de Veneza. Foi ao príncipio a única ligação permanente entre os dois lados do Grande Canal, até abrirem as restantes travessias. Continua a ser até hoje a principal ponte que liga as duas margens e é certamente um local a não perder devido à bonita arquitectura e lojas circundantes. Pontes é algo que não falta nesta cidade e para nos deslocarmos de um lado para o outro vamos acabar por usar muito estas construções, pelo simples facto de a parte central de Veneza ser construída sob um arquipélago de 119 ilhas e consequentemente ter cerca de 400 canais e 600 pontes.




Palácio do Doge


O Palácio Ducal, também conhecido como Palácio do Doge, é um símbolo da cidade de Veneza e uma obra-prima do gótico veneziano. Surge na área monumental da Praça S. Marcos, entre a Piazzetta e o Molo. O palácio actual foi construído entre 1309 e 1424. Giovanni Bon e Bartolomeo Bon criaram a chamada Porta della Carta, um monumental portão em estilo gótico tardio na Piazzetta, ao lado do palácio. Antiga sede do Doge de Veneza e da magistratura veneziana é hoje sede do Museu Cívico do Palácio Ducal.











Sem comentários: