terça-feira, 11 de maio de 2010

Liubliana

Liubliana

A capital eslovena situa-se num local privilegiado, onde o campo e a cidade se unem numa única entidade.
O rio Liublianca marca e divide o centro da cidade em dois. De um lado, a parte antiga e o acesso ao castelo, do outro a parte comercial e política da cidade.
É uma cidade tranquila, onde não existe aquele stress do dia-a-dia, nem horas de ponta. Estudantes, bicicletas, turistas e pessoas com diversos estilos, culturas e influências usufruem da cidade a um ritmo muito próprio.





Centro histórico

O centro histórico de Liubliana, situado na margem oriental do rio Liublianca, é o coração da cidade. Galerias, igrejas, cafés, restaurantes típicos, lojas de artesanato, lojas de design, museus e edifícios de arquitectura barroca e de art nouveau dominam o espaço. É imperativo visitar o mercado, situado nesta zona da cidade. Ganha também importância a Praça do Congresso onde passam de manhã os jovens em passadas sonolentas, quando se dirigem às universidades e a Praça France Preseren, que tem dois ritmos diferentes: de manhã é tudo muito calmo, vêem-se poucas pessoas a passar na praça. A partir da hora de almoço as esplanadas à beira-rio enchem-se de gente e as ruas zumbem com o ruído ale­gre de grupos de jovens de cabelos coloridos e roupas extravagantes.




Castelo de Liubliana


O castelo está situado no cimo de uma colina. Há várias maneiras para chegar ao castelo mas a melhor é a pé porque assim pode-se aproveitar a paisagem, o bosque e os jardins que atravessam o caminho até ao castelo. Uma vez no cimo, este local é ideal para tirar fotografias panorâmicas da cidade.



As pontes

Por estar dividida pelo rio Liublianca, são características na cidade as pontes, nomeadamente a Ponte do Dragão e a Ponte Tripla.



Sem comentários: