quinta-feira, 6 de maio de 2010

Viena

Viena

Prater

É um parque de diversões/temático e uma das zonas verdes mais procuradas tanto pelos vienenses como pelos turistas, situado logo ao lado do centro histórico. São várias as atracções que podem encontrar neste parque: a Grande Roda, dois hipódromos, um campo de golfe, o estádio, o planetário, a feira de Volksprater (parque de diversões) e ainda a avenida principal do parque: Hauptallee, ideal para um passeio a pé.



Palácio de Schonbrunn

Conhecido também como o Palácio de Versalhes de Viena, é um dos principais monumentos históricos e culturais da Áustria. Desde o século XIX que tem sido uma das principais atracções turísticas da cidade. A UNESCO classificou o Palácio de Schönbrunn na Lista do Património Cultural da Humanidade em 1996, em conjunto com os seus jardins.
Nos grandes jardins do palácio está localizado um labirinto público. O bilhete da entrada permite o acesso ao labirinto, assim como a um conjunto de puzzles exteriores.






Karlskirche

Esta igreja foi construída após uma promessa feita por Carlos VI durante a epidemia de peste negra que quase dizimou todos os vienenses em 1713. Caso a cidade fosse livre da doença, deveria ser erguida uma igreja em homenagem a São Carlos Borromeo, antigo arcebispo de Milão e padroeiro contra a peste. A construção durou quase 25 anos. As duas colunas da parte exterior da igreja estão decoradas com cenas da vida do santo “que salvou Viena”.




Café Central

É o mais famoso café de Viena, situado no rés-do-chão do palácio Ferstel, na Herrengasse. O Central foi o local preferido dos artistas, escritores e políticos. Ao longo dos anos foi perdendo o seu ambiente sofisticado de café literário, para se tornar, actualmente, num café-restaurante chic.





Lojas e mercados

A cidade de Viena possui diversos mercados que vendem grande variedade de produtos, desde frutas exóticas a velhas bugigangas. As ruas para peões de Kärntner Strasse, Graben e Kohlmarkt concentram muitas das lojas mais conhecidas, sendo portanto as zonas mais aprazíveis mas também as mais dispendiosas.





Bares e vida nocturna

Os bares vienenses variam desde os aristrocáticos até aos barulhentos, abertos até de madrugada, alguns deles. Muitos servem comidas também e têm música ao vivo. Uma das zonas mais conhecidas é o Triângulo das Bermudas (no bairro judeu), onde se encontram bastantes bares, abertos até tarde, mais boémios, entre eles o Alt Wien, famoso mais pelo ambiente e clientela.



Sem comentários: