domingo, 23 de maio de 2010

Dubrovnik

Dubrovnik

Dubrovnik é uma daquelas cidades que tem de tudo. É um dos destinos turísticos mais apetecíveis, não só pela sua riqueza cultural, mas também pela sua riqueza histórica, as praias, etc. Uma das grandes atracções desta cidade é a zona portuária, com os seus cafés, restaurantes e bares muito procurados pelos turistas. É também considerada pela UNESCO como Património da Humanidade.




Noite em Dubrovnik

Nesta cidade o que não falta são bares, de diferentes variedades. Para quem pretende uma noite romântica o recomendado é o café Buza, que está situado fora das muralhas da cidade e as suas mesas estão situadas a escassos metros do mar. Para os apreciadores de “pubs” irlandeses, podem encontrar os bares Pub Karaka e The Gaffe Pub, que são os típicos bares irlandeses. Depois há também bares para quem prefere cocktails, como o Nonenina Cocktail Bar, o Mirage Caffe-Bar ou ainda o East West Club. Talvez os bares mais apropriados a quem visita a cidades sejam os bares locais, frequentados por inúmeros estudantes e pela população local, como o Africa, Casablanca ou Carpe Diem.



Palácio Sponza

É o melhor exemplo da arquitetura renascentista da cidade, um dos mais belos e mais bem preservados da cidade. Construído entre 1516 e 1522 em estilo gótico e renascentista, pensa-se que será muito representativo da maioria dos palácios públicos e privados de Dubrovnik existentes antes do terramoto de 1667. Localiza-se num dos extremos da Placa, a artéria principal da cidade antiga.



Placa

É a principal rua da cidade antiga. Tem cerca de 300 metros e une as portas de Pile e Ploce, seguindo a linha do canal que outrora dividia a cidade em duas partes. Foi construída no século XII e pavimentada em 1468. A calçada de calcário, polida por séculos de uso, brilha como vidro quando chove. As suas casas são do século XVII, todas do mesmo estilo e altura. A maior parte das lojas ainda conserva o característico "na koljeno", uma porta combinada com janela com um arco em cima, que serve simultaneamente de porta e balcão — a porta é mantida fechada e as mercadorias são passadas através da janela que faz parte da porta. É nesta rua que se encontram as principais lojas e cafés para frequentar.




Muralhas de Dubrovnik

Um dos ex libris de Dubrovnik, estendem-se ao longo de 2 km à volta da cidade e diz-se serem das mais bem preservadas da Europa.
A altura chega aos 25 metros nas partes mais altas e a espessura varia entre quatro e seis metros nas partes viradas para terra, sendo sensivelmente mais finas nas partes viradas para o mar. O sistema de torreões e torres destinava-se a proteger a cidade. Foram construídas entre o século VIII e XVI e têm duas secções, uma interior e outra exterior.

Sem comentários: