quinta-feira, 6 de maio de 2010

Berlim

Berlim

Unter den linden:

Unter den linden (português: por baixo das tílias)
é a avenida principal de Berlim-leste, onde podemos encontrar várias construções famosas como: o portão de "Brandemburgo", a ópera Estatal, a embaixada Russa, o museu Histórico, a Universidade Humboldt, o museu Guggenheim de Berlim, o Palácio da República (actualmente em fase de demolição) e a Catedral de Berlim( Berliner Dom). Esta avenida é também conhecida pelas suas lojas, sendo uma avenida ideal para compras.




Parque Tiergarten


O parque Tiergarten é o maior espaço verde de Berlim e um dos parques mais populares da cidade, tanto para os habitantes de Berlim como para os turistas. O parque está localizado próximo dos edifícios do Reichtag (Parlamento alemão), no bairro parlamentar de Berlim. Dentro do parque estão instaladas várias embaixadas internacionais. Tiergarten encontra-se nas vizinhanças do jardim zoológico e também está perto da sede da Orquestra Filarmónica de Berlim.
No centro do parque, existe uma rotunda chamada Grande Estrela (Grossen Stern), onde podemos encontrar o monumento Siegessäule (Coluna da Vitória), um monumento em forma de coluna cujo topo está coroado pela deusa Vitória da mitologia romana. Siegessäule simboliza a vitória da Prússia na guerra Franco-prussiana. Além disso, é possível chegar até a parte mais alta do monumento subindo os 285 degraus da sua escadaria. O esforço vale a pena, porque no ponto mais alto do monumento temos uma ampla e privilegiada vista da cidade.
Tiergarten é um lugar ideal para praticar desporto, piqueniques ou simplesmente para dar um agradável passeio pela sombra das árvores, enquanto admiram a beleza dos campos e lagos. O parque também é muito conhecido por ser o local onde antes se realizava a Loveparade, uma festa onde milhares de pessoas dançam ao som da vibrante música eletrónica.




Portão de Brandemburgo

O Portão de Brandemburgo é um ex-portão da cidade e um dos principais símbolos de Berlim e da Alemanha. Está localizado a oeste do centro da cidade, na junção com o Unter den Linden e imediatamente a oeste da Praça Parizer. É o portão que resta de uma série ,através do qual se entrava em Berlim na altura da Segunda Guerra Mundial. O portão é a entrada monumental para a avenida Unter den Linden. O Portão de Brandemburgo foi restaurado entre 2000-2002 pela Fundação de Conservação de Monumentos em Berlim. Hoje, é considerado um dos marcos mais famosos da Europa.


Noite em Berlim


De facto, quem visita Berlim pela primeira vez pode ter problemas na noite de Berlim (em encontrar lugares medianamente bons). Mas quem se "perde" pode acabar por se divertir mais, pois acaba por descobrir novos bares.
A maioria dos estabelecimentos mantém um clima independente ou pessoal, os DJ’s são escolhidos a dedo e “barmen´s” são muitas vezes estudantes, ou seja: não esperem um “barman” a fazer malabarismo. Em Berlim Ocidental, os bairros de Kreuzberg e Schöneberg oferecem as melhores opções para saídas nocturnas. Schöneberg é recomendável para quem levar um pouco mais de dinheiro, com clubes excelentes, como o novo Goya, inaugurado no espaço do antigo teatro Metropol, e bares mais chiques, onde a roupa faz a diferença. Kreuzberg, pelo contrário, luta para defender a sua fama de alternativo. Quem passar de noite pela rua Oranienstrasse dificilmente não encontrará grupos de punks (na maioria pacíficos!) a beber nas ruas, tudo isto misturado com a população turca típica da região.


Sem comentários: